segunda-feira, 8 de julho de 2013

FINANÇAS

Embora a vocação econômica do município, assim como de toda a região Amazônica, sempre tenha sido eminentemente agrícola, hoje a base econômica de Oriximiná experimenta outra realidade por conta da diversificação de suas atividades.
            Na agricultura, mesmo registrando um forte apego ao aspecto histórico do extrativismo tradicional, o município já alcançou certa desenvoltura no cultivo de alguns produtos como a mandioca, o arroz, o feijão, o milho, sem, no entanto, ser ainda auto suficiente.
Na pecuária também os avanços são significativos, tendo no gado de corte o ponto forte do criatório do município.
Na atividade industrial destaca-se a construção naval, que em épocas passadas chegou a ser considerada a mais aperfeiçoada da região. Podem-se mencionar ainda como atividades industriais: marcenaria, carpintarias, uma olaria, padarias, serrarias, uma gráfica e uma usina de beneficiamento de castanhas.

   Na produção mineral, os royalties provenientes da extração da bauxita têm contribuído para que o município desfrute de uma posição privilegiada no cenário econômico da região. A receita auferida com a tributação sobre a produção do minério, a cargo da Mineração Rio do Norte – MRN, conferem a Oriximiná o status de maior arrecadação própria do oeste do Pará, com média anual de aproximadamente 15 milhões de reais, que representa em torno de 20% do volume da receita global. (fonte: Plano Municipal de Educação – Prefeitura de Oriximiná-Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário